sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A Mestria da Consciência

No esquema de ensino dos toltecas do Antigo México, o qual foi desenvolvido por homens de conhecimento, ou feiticeiros, em tempos antigos, havia duas categorias de instrução. Uma era chamada "ensinamentos para o lado direito", desenvolvida no estado normal de consciência. A outra era chamada "ensinamentos para o lado esquerdo" , posta em prática apenas em estados de consciência intensificada obtidos a partir de instruções disciplinadas e severas..
Essas duas categorias permitiam que os instrutores ensinassem a seus aprendizes em três áreas de habilidades: a mestria da consciência, a arte da espreita e a mestria do intento.
    Essas três áreas de habilidade, são os três enigmas que os feiticeiros encontram em sua busca ao conhecimento.
•    A mestria da consciência é o enigma da mente a perplexidade que os feiticeiros experimentam quando reconhecem o espantoso mistério e propósito da consciência e da percepção.
•    A arte da espreita é o enigma do coração o desconcerto que os feiticeiros sentem ao se tornarem conscientes de duas coisas: primeiro, que o mundo parece para nós inalteravelmente objetivo e factual, por causa das peculiaridades de nossa consciência e percepção, e segundo, que se diferentes peculiaridades de percepção entram em jogo, as próprias coisas do mundo que parecem tão inalteravelmente objetivas e factuais mudam.
•    A mestria do intento é o enigma do espírito, ou o paradoxo do abstrato - os pensamentos e ações dos feiticeiros projetados além de nossa condição humana.

A instrução de Don Juan, nagual tolteca, quanto à arte da espreita e à mestria do intento dependia de sua instrução sobre a Mestria da Consciência, que era a pedra fundamental de seus ensinamentos, que consistem das seguintes premissas básicas:
1.    O universo é uma aglomeração infinita de campos de energia, semelhantes a filamentos de luz
2.    Esses campos de energia, chamados de "emanações da Águia" , radiam de uma fonte de proporções inconcebíveis, denominada Águia, ou O Mar Escuro da Consciência. É uma metáfora para exprimir o mistério do Ser, da Vida, da Consciência.
3.    Os seres humanos também são compostos de um número incalculável dos mesmos campos de energia filamentosos. Essas emanações da Águia formam uma aglomeração encapsulada que se manifesta como uma bola de luz do tamanho do corpo da pessoa com os braços estendidos lateralmente, como um ovo luminoso gigante
4.    Apenas um grupo muito pequeno de campos de energia no interior dessa bola luminosa são acesos por um ponto de intenso brilho localizado na superfície da bola
5.    A percepção como a conhecemos, ocorre quando os campos de energia desse pequeno grupo imediatamente ao redor do ponto de brilho estendem sua luz para iluminar campos de energia idênticos no exterior da bola. Uma vez que os únicos campos de energia perceptíveis são aqueles iluminados pelo ponto brilhante, esse ponto é chamado "o ponto onde a percepção é aglutinada" , ou simplesmente "o ponto de aglutinação" (em espanhol foi melhor traduzida por punto de encaje - ponto de encaixe)
6.    O ponto de aglutinação pode ser movido de sua posição usual sobre a superfície da bola luminosa para outra posição na superfície ou no interior. Uma vez que o brilho do ponto de aglutinação pode iluminar qualquer campo de energia com o qual entrar em contato, quando se move para uma nova posição ilumina de imediato novos campos de energia, tornando-os perceptíveis. Esta percepção é conhecida como “ver”, que é a visão dos videntes, ou seja, “aqueles que vêem a energia diretamente como ela flui no universo”, sem o aparato da “percepção já interpretada” ensinado pelo consenso social dos adultos, a nós quando crianças.desde o berço.
7. Quando o ponto de aglutinação se desloca, torna possível a percepção de um mundo inteiramente diferente – tão objetivo e factual como aquele que normalmente percebemos. Os homens de conhecimento entram nesse outro mundo para obter energia, poder, soluções para problemas gerais e particulares, ou para encarar o inimaginável
8.    O Intento, outra energia consciente formidável do Universo, (mal traduzido por intenção), é a força que nos faz perceber. Não nos tornamos conscientes porque percebemos, antes, percebemos como resultado da pressão e intrusão do intento
9. O objetivo dos homens de conhecimento é atingir um estado de consciência total de modo a experimentar todas as possibilidades de percepção disponíveis ao homem. Esse estado de consciência implica mesmo uma maneira alternativa de morrer, diferente dessa comum que conhecemos. Isso foi assim não só com os Toltecas, mas com os Egípcios, os Maias e muitas outras tradições.

Adaptado de O Poder do Silêncio, Carlos Castaneda

7 comentários:

  1. "a pressão e intrusão do intento" é a visualização do fogo, digo, diretamente, do fogo e do som?, enquanto frequencias que produzem aqueles efeitos de pressoa no cranio e formigamento do entrecenho, no acesso à Terra Ardente ou Mar de Fogo?
    a Chave-Trina é a formula de luz (fogo), som (OoooMMMM) e Amor Incondicional., segundo o Dr. Salvi.
    e sob o Fogo, o que eu percebo é que voce trata é de "resolver' as imagens-pensamento, no sentido de identificar naõ só os erros alheios, mas o sua proria contraparte egomaníaca, o que, sinceramente, é o pricnipal, já que o teor egomaníaco da situação (interação psicosocial)provem muito mais da interpretação com a qual vc fixou a imagem-pensamento dentro da mente(como um ferro em brasa de ferrar bois)do que da atitude alheia. o autentico percorredor da senda deve assumir a responsabilidade por essas camadas de personalidade mundana, desmonta-las uma a uma. é isso que "morre" sob o fogo da meditação, o Amor Incondicional as derrete. é através disso que se abre caminho até a Terra Ardente. quanto menos bagagem desse tipo existir, ao adentrar o fogo, maior o poder de fixação da consciencia dentro do fogo.


    "Assim, o Som (que é o Pranava, ou o OM) é o princípio básico e mais material, característico da fase 1. Logo, surge a preponderância do Amor (que é Karuna, compaixão), na fase 2. Para tudo concluir no predomínio da Luz, na fase 3 de conclusão, quando deve existir uma perfeita integração e harmonia dos princípios, devidamente sinalizada. Embora não ainda a fusão destes três princípios, que é a iluminação em si, que acontecerá através do processo descrito como “ascensão de Kundalini”, cujos três Nadis ou correntes correspondem na sua essência e em termos práticos, a estes mesmos princípios harmonizados de Som, Amor e Luz".

    * Da obra “Vivendo o Tempo das Profecias”, LAWS

    ResponderExcluir
  2. Oi Matheus
    Estás bem acompanhado, companheiro. O Luis A. W Salvi é uma enciclopédia de conhecimento tolteca.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. O Matheus pode estar bem acompanhado sim, mas só até o momento da morte, depois, tá sozinho.

    E aí, pensamento meu, isso tudo que está aí encima pode ser bastante verdade, mas ocupa muito espaço, pode atrapalhar na hora...

    ResponderExcluir
  4. acompanhado nada, (salve o frescor das auto-estradas recém construídas!), ...é, no papel, fica tudo meio literario demais(é tom exaltado)... concordo. ficou excessivo. fui

    ResponderExcluir
  5. Mateus e Joãoj
    Vendo vocês conversarem, lembrei de uma piada de um velhinho negro na guerra Civil Americana, que sentado num banco, foi questionado por um confederado sobre porque não lutava. Ele disse ao soldado:
    - Você já viu 2 cachorros brigando por causa de um osso?
    - Sim, disse o soldado
    - E você já viu osso brigar
    Então não vou tomar partido (rsrs). Só vamos saber se atrapalha ou não, na hora H.

    ResponderExcluir
  6. Entendo perfeitamente o que vc diz, eu sei por mim mesmo.
    Mas não é com vc Matheus (ah, que peninha, não é mais o centro das atenções...;), é com todo mundo!... todos nós!!!
    Essa postagem deve ser suave, mas o conteúdo dela é muito sério. Olhe em volta, pra qquer canto, e vc verá por si...

    ...Women no inferno... (in hell) tbem fui...

    ResponderExcluir
  7. sinceramente, concordo. concordo. do Dr. Salvi, só ocnheço uns trechos de livros q postam na web de vez em quando. nunca o conheci nem o conhecerei. nem ando acompanhado de brochuras sobre o tema. tens razao. a linguagem literaria gera um ranço espectral indigesto e eivado de auto-importnacia.

    claro que atrapalha, amigos. mas na hora H, Terror e simpatia líquidas, deslizaremos deliciosamente rumo ao Absoluto ebnquanto o resto de persistente Ego se desintegra na velocidade da luz

    ResponderExcluir