quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Os selvagens "primitivos"

* Black Elk (Alce Negro), chefe e xamã dos Oglala-Sioux, falando sobre a Paz:

- A primeira paz é a mais importante, é a que vem dentro das almas das pessoas quando percebem seu relacionamento, sua unidade com o universo e todos os seus poderes, e quando percebem que no centro do universo reside Wakan  Tanka, O Grande Espírito, e que este centro está realmente em toda parte, ele está dentro de cada um de nós. Esta é a verdadeira paz, e as outras são apenas reflexos desta.
A segunda paz é aquela que é feita entre dois indivíduos.
A terceira é a que é feita entre duas nações. Mas, acima de tudo, o que você deve compreender é que não pode haver paz entre as nações até que se saiba que a verdadeira paz é a que, como afirmei, muitas vezes, está dentro da alma dos homens.


* Chefe Seattle, falando sobre a mãe Terra
(Trechos da carta-resposta ao Presidente dos EUA , que fez uma oferta para comprar uma grande área de território indígena e prometeu uma reserva para os índios, nunca dada

- Como você pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? A idéia é estranha para nós.
Se nós não somos donos da frescura do ar e do brilho da água, como você pode comprá-los?
Cada parte da Terra é sagrada para o meu povo.
Vocês devem ensinar às suas crianças que o solo a seus pés é a cinza de nossos avós. Para que respeitem a terra, digam a seus filhos que ela foi enriquecida com as vidas de nosso povo. Ensinem as suas crianças o que ensinamos as nossas que a terra é nossa mãe. Tudo o que acontecer à terra, acontecerá aos filhos da terra. Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmos.
Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra. Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo.
O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo.
Mesmo o homem branco, cujo Deus caminha e fala com ele de amigo para amigo, não pode estar isento do destino comum. É possível que sejamos irmãos, apesar de tudo. Veremos. De uma coisa estamos certos - e o homem branco poderá vir a descobrir um dia: nosso Deus é o mesmo Deus. Vocês podem pensar que O possuem, como desejam possuir nossa terra; mas não é possível. Ele é o Deus do homem, e Sua compaixão é igual para o homem vermelho e para o homem branco. A terra lhe é preciosa, e feri-la é desprezar seu criador. Os brancos também passarão; talvez mais cedo que todas as outras tribos. Contaminem suas camas, e uma noite serão sufocados pelos próprios dejetos.
Mas quando de sua desaparição, vocês também brilharão intensamente, iluminados pela força do Deus que os trouxe a esta terra e por alguma razão especial lhes deu o domínio sobre a terra e sobre o homem vermelho. Esse destino é um mistério para nós, pois não compreendemos que todos os búfalos sejam exterminados, os cavalos bravios sejam todos domados, os recantos secretos da floresta densa impregnadas do cheiro de muitos homens, e a visão dos morros obstruída por fios que falam.
Onde está o arvoredo? Desapareceu.
Onde está a águia? Desapareceu.
É o final da vida e o início da sobrevivência.

    * Kondiaronk, chefe Huron, pacificador, falando ao francês Barão de Lahontan sobre a Liberdade

- Na verdade meu irmão, sinto pena de você do fundo de minha alma. Ouça o meu conselho e torne-se um Huron. Pois vejo uma enorme diferença entre sua condição e a minha. Eu sou senhor do meu próprio corpo, disponho absolutamente de mim mesmo, faço o que eu quero, sou o conjunto da minha nação, não temo nenhum homem e só dependo do Grande Espírito. Enquanto que o seu corpo, como a sua alma, está condenado à dependência dos seus superiores, às ordens do vice-rei. Você não tem a liberdade de fazer o que pensa, tem medo de ladrões, assassinos, falsas testemunhas, etc., e depende de uma infinidade de pessoas que estão acima de você.

A Paz, O Meio Ambiente, a Liberdade, três valores cruciais do ser humano atualmente, foram ensinados há muitas décadas pelos selvagens "primitivos", aos americanos e europeus povos altamente "civilizados" da época. Essas culturas com seus conceitos vazios e arrogantes ajudaram a transformar o mundo nessa geléia ambígua, cínica, mentirosa e mesquinha que está aí.
Como profetizou o Chefe Seattle, já estamos sendo sufocados pelos nossos dejetos. Não só físicos como culturais e espirituais. Black Elk disse também: - O Touro Sagrado atualmente perdeu as quatro patas e todos os pelos. Referia-se às quatro eras do ciclo do Kali Yuga do qual estamos na última, a Era do Ferro. Os pelos são os anos que se passaram desde o início das eras.
É curioso isso: mesmo sem ter telefone, tv ou internet, eles sabiam a mesma coisa que os hindus e outras tradições já sabiam há milênios do outro lado do globo. Como?
- Mistééério.

3 comentários:

  1. O sonho da ganância foi mais forte que o sonho da consciência.
    Por isso o homem que representa a ganância, o branco ocidental mercenário e imaturo (e depois todo o resto), é muito mais abundante se medido pelo poder que tem, pelo poder que adquiriu pra compensar a escassez de consciência, o desligamento da natureza, do mundo que é seu...

    ResponderExcluir
  2. mistério não!!!... é o mesmo com as Pirâmides: é que em tempos existiu a Atlântida.
    obrigada, Arnaldo... adorei!!

    ResponderExcluir
  3. Ah...não vale contar o mistério. Aí deixa de ser mistério (rsrs)
    Abração

    ResponderExcluir