Muitas pessoas tem me solicitado uma visão prática e resumida sobre o que é Sun Gazing (olhar para o sol), então este texto foi elaborado com informações de duas fontes principais: uma conferência feita em Barcelona há muitos anos por HRM (Hira Ratan Manek) o compilador e idealizador do Sun Gazing no século passado, e a experiência prática nesses quase 10 anos, desde o início do protocolo de regras seguido até hoje. Estes tópicos abaixo são o que eu chamei de "o resumo do resumo". Vamos lá:
- Os olhos são a porta de entrada da Energia Solar para o nosso cérebro. A pele e a boca são as outras duas portas.
- Para uma prática completa devemos receber a luz do sol de 3 formas:
- olhando-o diretamente (nas horas permitidas, conforme explicado abaixo),
- tomando banho de sol no corpo (idem), e
- bebendo água solarizada todos os dias.
- Água solarizada é uma água pura, de preferência mineral, que ficou exposta há pelos menos 8 horas totais ao sol num recipiente de vidro branco transparente. Se for pura, ela vai criar algas minúsculas, mas você pode continuar bebendo. Ou então, se não gostar, renove-a.
- Olhando-o: Só no intervalo durante uma hora depois do nascer do sol, ou durante a última hora antes do pôr do sol.
- Banho de sol: As melhores horas para tomar banho de sol (não confundir com olhar para o sol) sem nenhum perigo, são as duas horas depois do nascer do sol e as duas horas antes do por do sol.
- Você encontrará diariamente as horas exatas do sol nascente e do poente em seu jornal local (ou site do tempo/clima). Eu uso o site Climatempo.
- O protocolo inicial de olhar para o sol é um conjunto de práticas que precisa ser executado apenas uma vez durante sua vida inteira. Depois disso é só a manutenção diária de 15 minutos até quando quiser.
- Olhe para o sol nascente ou para o sol poente uma vez por dia (na hora segura).
- Protocolo: primeiro dia: olhe por um máximo de 10 segundos. No segundo dia por 20 segundos. Acrescente dez segundos em cada um dos dias sub-seqüentes. Faça 270 vezes, ou seja nove meses, se conseguir fazer todos os dias – o que é muito raro devido aos dias sem sol.
- Permaneça de pé ou sentado confortavelmente na terra limpa ou areia, se possível. Pode piscar ou tremelicar com os olhos. Não há necessidade de imobilidade ou estabilidade nos olhos.
- Acredite que, com toda a certeza, os raios solares e a luz que estará recebendo em seus olhos trarão imensos benefícios para você e não lhe farão mal algum. Esta crença firme trará resultados melhores, mais cedo e mais rapidamente.
- Pode continuar se deliciando com suas refeições habituais. A fome em muitos casos vai diminuindo lentamente, e, ao final, há casos em que não terão mais nenhuma fome. Mas continue comendo se quiser.
- Você pode considerar olhar o sol do mesmo lugar todos os dias e à mesma hora (aproximada, é claro). Seguir o ritmo biológico traz algumas vantagens.
- Se você costuma rezar (ou meditar), pode fazê-lo durante o tempo em que olha para o sol. Mas nenhuma oração é sugerida e rezar não é requerido pelo método.
- Como precaução tenha seus olhos examinados por um médico antes e depois do protocolo. De um ponto de vista científico é melhor errar em nome da precaução. Você também deveria fazer check-ups periódicos da vista pois há casos, como foi o meu, de doenças pre-existentes que podem exigir uma ação prévia antes do início do protocolo.
- Quando completar três meses, ou melhor, 90 vezes feitas ( 1ª fase) você estará olhando para o sol por 15 minutos por dia; 2ª fase: 6 meses, ou 180 vezes > 30 min./dia; 3ª fase: 9 meses, ou 270 vezes > 45 min./dia.
- Então diminua 1 minuto (60 segundos) por dia durante 30 dias até chegar em 15 minutos
- Após isso você pode continuar com uma manutenção destes 15 minutos por dia até sempre. Você morrerá velhinho, velhinho (rsrs)
- Você não terá nenhuma tensão mental ou preocupação de qualquer espécie. Além do que aumentará enormemente sua auto-confiança para enfrentar os problemas da vida desenvolvendo uma disposição mental positiva em vez de negativa.
- Acima de tudo você provavelmente se se livrará de todo o medo, já que suas psicoses desaparecerão juntamente com qualquer doença mental. Esta é a primeira fase do método, a qual dura aproximadamente três meses fazendo todos os dias, ou um pouco mais se o sol não aparecer todos os dias.
- Mas, após três meses olhando o sol, você desenvolverá um incrível senso de confiança em si mesmo e saberá as respostas intuitivamente e espiritualmente. Sentirá equilíbrio em sua mente, de tal maneira que lhe será fácil julgar quais são as melhores respostas para seus problemas, as respostas corretas.
- Desenvolverá as forças que existem inerentemente em você. A raiva, ambição, ciúmes e todas as demais más qualidades lhe abandonarão. Tornar-se-á uma criatura amável. Todos ao seu redor gostarão mais de você. Não fará nada errado. Se você for positivo e sem medo, não fará nenhum mal a ninguém. Tornar-se-á uma pessoa cheia de compaixão pelos seus semelhantes.
- Em 3 meses e meio tudo mudará. Além disso, a depressão mental desaparecerá. Psiquiatras estão chegando à conclusão que a depressão é causada pela falta de luz do sol. Com a prática de olhar para o sol você não terá mais depressões para o resto de sua vida. Você alcançará equilíbrio mental perfeito. O medo da morte desaparecerá. Seu estado mental chegará a um ponto onde você dirá "bem vinda" à morte. Você estará preparado para deixar que aconteça o que tiver que acontecer. Haverá poucas preocupações. Todos nós temos algum tipo de desordem mental, a qual será eliminada com o uso apropriado da luz do sol.
- O que acontecerá, em seguida, é que as doenças físicas começarão a ser curadas. 70 a 80% da energia sintetizada da comida que ingerimos é usada pelo cérebro para alimentar tensões e preocupações. Com a ausência de tensão mental, o cérebro não necessita da mesma energia que precisava anteriormente. Quando você continua praticando o método de olhar para o sol e suas tensões mentais diminuem, a necessidade de comer também diminuirá.
- Quando chegar a 30 minutos de duração olhando continuamente para o sol, você será lentamente liberado de doenças físicas, desde que, nesse estágio, todas as cores do sol terão chegado ao cérebro através dos olhos. O cérebro regula a distribuição das cores do “prana” apropriadamente para os respectivos órgãos. Todos os órgãos internos obtêm amplo suplemento da cor do prana requerida. Os órgãos vitais são dependentes de certas cores do prana. Os rins dependem do vermelho, o coração do amarelo, o fígado do verde, etc. as cores chegam aos órgãos e cuidam das deficiências existentes. Assim é que funciona a terapia das cores - Reiki e Cura por prana. Com a prática de Sun Gazing você recebe as 7 cores do arco-iris de uma só vez.
- O método de olhar para o sol é o processo de se livrar de doenças físicas em um período de tempo de seis meses.
- Depois de 3 a 4 meses você pode se curar de suas doenças físicas ajudando com auto-sugestão, que é fazer imagens e visualizar sua cura enquanto está olhando para o sol.
- A Fotossíntese Humana, a qual não entendemos completamente, de fato não necessita clorofila. Somente o reino vegetal precisa da clorofila. O corpo humano é capaz de efetuar a síntese de modo diferente.
- Quando completar sete meses e meio ou aproximadamente 37 minutos e meio por dia de olhar para o sol, começará a sentir a diminuição de fome. Em alguns casos, não. A necessidade de ingestão de alimentos diminui. Ninguém necessita comer mais do que seu respectivo nível de fome.
- Ao adotar o método de olhar para o sol, em seis meses começará a se alimentar da forma original de nutrição, que é o sol. Portanto, no ponto em que você começa a se nutrir da forma original de alimentação (a energia do sol) a fome começa a diminuir até desaparecer completamente.
- Aos oito meses de prática, você deverá notar o decréscimo da fome.
- Mesmo para pessoas que praticam o método sem acreditar muito nos resultados previstos, a fome desaparecerá em mais ou menos nove meses. Depois disso, a fome pode desaparecer para sempre, ou não. Você decide o que quer fazer, então
- Todos os mecanismos associados com a fome, como aromas, gula, e angústia por comida, desaparecerão totalmente. Mais importante ainda, o nível energético atinge patamares altos.
- Tendo completado o método você sentirá que seu cérebro está perfeitamente ativado pela energia solar.
- Depois de completar os nove meses ou quando atingir os 45 minutos diários, você poderá parar com a prática de olhar para o sol ou continuar com 15 minutos por dia para sempre. Eu tenho feito assim.
- O corpo começará a se descarregar se você parar de olhar para o sol.
- Para mantê-lo carregado, você deverá caminhar descalço, em solo puro (areia ou terra) por 45 minutos diários por um total de 6 dias por semana. Caminhe tranquila e confortavelmente. Não há nenhuma necessidade de correr, ou andar rapidamente. Qualquer hora do dia é conveniente, no entanto é preferível fazê-lo quando o solo está mais quente e seu corpo é banhado pela luz do sol.
- Caminhe 45 minutos por dia durante um ano e continuará a não necessitar de comida. Após um ano de recarga, se estiver satisfeito com seu progresso, pare de fazer essa caminhada diária. Bastará, então, para prosseguir recarregado, uma exposição ao sol, de alguns minutos, a cada 3 ou 4 dias (duas vezes por semana). Porém, se deseja reforçar seu sistema imune, ou se deseja aumentar a força de sua memória e sua inteligência, continue fazendo sua caminhada de 45 minutos diários. Conforme aumentar o calor do sol nos seus pés o cérebro se ativará mais e mais, fato do qual resulta maior atividade da glândula pineal.
- A pineal tem certas funções psíquicas e navegacionais. "Navegacionais" significa que a pessoa pode (psiquicamente) voar como os pássaros. Você poderá desenvolver habilidades psíquicas de telepatia, televisão e ter seu corpo em diferentes lugares simultaneamente. A ciência tem validado essas funções e experimentos médicos têm sido realizados para confirmar tais funções.
- As diversas partes do corpo e seus órgãos são purificados quando você para de comer devido à desintoxicação. Os diversos órgãos internos desempenham diferentes funções mecânicas para a finalidade de viagens pelo espaço e vôos. Há outra utilidade (além de digestão de alimentos) para os órgãos internos.
- Todas as glândulas têm muitas outras funções e podem operar a um nível ótimo através da energia solar.
- Se tiver a grande sorte de conseguir ativar seu cérebro de maneira ótima, certamente atingirá a iluminação espiritual. Você poderá ler o passado, o presente e o futuro.
- Este método de olhar para o sol pode, com toda a segurança, controlar a obesidade. Quase todos os problemas serão resolvidos.
- Yogananda, em seu livro “Autobiografia de iogues”, entrevistou muitos santos e místicos para descobrir como eles conseguiam viver sem comida... e a resposta típica era que a energia do sol entrava por uma “porta secreta” e atingia a medula oblongata no cérebro (que controla o que não controlamos, respiração, pressão, batimentos cardíacos). Eles não divulgaram seus segredos. Esses segredos foram perdidos no tempo
- Uma equipe internacional de 21 médicos supervisionou HRM em Ahmedabad por 411 dias, durante os quais ele sobreviveu somente com água. Havia voluntários que estavam supervisionando o processo de HRM ininterruptamente, 24 horas por dia. Embora a energia solar era ampla e suficiente para as necessidades de HRM, ele tomou eventualmente café, chá ou leitelho para satisfazer família e doutores.
- HRM foi convidado para visitar a Thomas Jefferson University e a State University of Penn em Filadelfia. Eles queriam observar e examinar suas retina, glândula pineal e cérebro. Setecentas fotos foram tiradas. Os primeiros resultados mostraram que as células cinzentas no cérebro de HRM estão se regenerando. Os neurônios estavam ativos em vez de morrendo. Em vez de encolher, como normalmente acontece com as pessoas aos cinqüenta e poucos anos, ficando com tamanho de 6x6 mm, a pineal de HRM mediu 8x11 mm.
- Olhar para o sol é a solução para artrite, enxaqueca e trombose.
- Você pode dividir a prática em 3 fases. Zero a 3 meses, 3 a 6 meses e 6 a 9 meses. Sugiro que você ande diariamente por 45 minutos para o resto de sua vida
- As funções cerebrais são muito complicadas e ninguém consegue explicar porque o homem pode sobreviver sem alimentos. Tampouco há explicação para as maravilhas provenientes de olhar para o sol, embora os cientistas concordem que a fome pode ser definitivamente eliminada.
- HRM recomenda estes livros para os curiosos: “Luz, medicina do futuro” de Jacob Lieberman; “O Sol Curador: Luz do Sol e Saúde no século 21” de Richard Hobday.
- Eu recomendo os livros de Jasmuheen, escritora australiana que percorre o mundo divulgando a técnica do " jejum de 21 dias".
- Ambas as capas desses livros sugerem às pessoas que se livrem dos óculos de sol. Quanto mais cedo, tanto melhor.
- Quando você enche sua pele de loções e cremes - tais produtos se degeneram e os compostos químicos penetram em seu corpo. O nosso mau uso da luz do sol é o responsável pelo câncer de pele, não o sol. Não tome banhos de sol indiscriminadamente durante o dia.
- Há uma prática entre os nativos das Américas para obter energia em base temporária. Eles tomam banho de sol por duas horas, expondo o máximo de seus corpos ao sol e assim adquirem energia. E assim, naquele dia, não necessitam comer.
- Hira Ratan Manek nasceu em 12 de Setembro de 1937 em Bodhavad, Índia, cresceu em Calicut, Kerala, Índia, onde conseguiu se diplomar em Engenharia Mecânica pela Universidade de Kerala. Após se formar, passou a trabalhar no negócio de sua família, o qual constava de embarque de mercadorias e venda e compra de temperos e molhos. Nesse negócio permaneceu até 1992, quando se aposentou.
- Após se aposentar, iniciou estudos sobre olhar para o sol, assunto no qual estava interessado desde sua infância. Era um método velho e esquecido que havia sido praticado na antiguidade em diversas partes do mundo. Na Índia era e é chamado de Surya Yoga.
- Depois de trabalhar por 3 anos nesse método, conseguiu descobrir os segredos de olhar para o sol. Durante seu estudo, foi inspirado principalmente pelos ensinamentos de Mahavir de Jains, o qual praticou o método há dois mil e seiscentos anos. Outras inspirações vieram dos antigos Egípcios, Gregos e Americanos Nativos.
- Desde 18 de Junho de 1995, HRM tem vivido apenas da energia do sol e de água. Ocasionalmente, por hospitalidade e razões sociais, bebe chá, café e leitelho. Desde essa época se sujeitou a três jejuns restritos, durante os quais se nutriu exclusivamente de energia solar e água, sob o controle e observação de equipes de médicos. O primeiro durou 211 dias, em 1995/96. O segundo foi de 411 dias em Ahmedabad em 2000/2001 e o terceiro foi de 130 dias nos Estados Unidos em 2002.
- HRM deu 136 conferências nos Estados Unidos e tem sido convidado por agências de governos de diversos países para ajudá-los na compreensão de seu método de olhar para o sol. Aproximadamente 400 jornais no mundo inteiro têm publicado artigos a respeito de HRM e muitos canais de televisão têm transmitido estórias a respeito dele e de seu processo. Sua mais recente entrevista foi irradiada pela BBC World Services. Foi escrutinado pela Nasa por cerca de uma ano, dado o interesse da agência em resolver a complicada operação de alimentação e resíduos orgânicos nas viagens espaciais. A experiência foi um sucesso.
- Hira, ou HRM , entre outros, provou e continua provando que uma pessoa pode ser nutrida apenas pela energia solar, sem comer nada, por longos períodos de tempo. O fato é conhecido como o “fenômeno HRM”. O método é usado não só para todos os tipos de doenças psicossomáticas e mentais, como também para melhorar a memória e a força mental usando a luz do sol. A pessoa se livra de qualquer tipo de problemas psicológicos e desenvolve auto-confiança para enfrentar qualquer problema em sua vida e vencer qualquer tipo de medo, inclusive o medo da morte, em três meses depois de iniciar a prática do método. Como resultado, a pessoa ficará completamente liberada de distúrbios mentais e medo, alcançando, assim, um equilíbrio mental perfeito. Se o praticante continuar aplicando o método por mais três meses, totalizando assim seis meses de prática, se livrará de doenças físicas. Se estender a prática por mais três meses, totalizando nove meses, a pessoa se livrará da fome, a qual em muitos casos desaparecerá por si mesma.
- O método aqui apresentado é direto, honesto e eficiente, baseado na energia solar, a qual não só habilita a pessoa a harmonizar e recarregar o corpo com Energia Vital, como também facilmente invoca as forças ilimitadas da mente. O método permite que a pessoa se livre com facilidade da trilogia de aflições que molesta toda a humanidade, a saber: doenças mentais, doenças físicas e ignorância espiritual.
Para mais informações consulte neste blog as 4 postagens: Surya Yoga, Sun Gazing, o Olhar para o Sol, Sun Gazing - A Medicina Gratuita do Futuro, As Mentiras e superstições modernas sobre o sol, Sun Gazing - A Redescoberta
Bom dia Arnaldo.
ResponderExcluirSou Paula Junqueira e gostaria muito de ter o prazer de fazer contato direto com você (ficou parecendo frase de filme de ficção... rs rs).
Vou deixar meu email, pois acredito que você não conseguiria saber quem sou procurando pelo nome nas redes sociais.
paula.junqs@gmail.com.
Eu ficaria imensamente feliz em ter a oportunidade de lhe ouvir.
Aguardo ansiosamente seu retorno.
Amei a explicação. Já vivi algum tempo praticando o Sun Gazing sem mesmo saber que era um método de cura, mas nitidamente percebi em mim muita grandeza recebida dessa divina luz do sol. Fiz algumas anotações na época e trago como um ensinamento prático que vivi por intuição. Agora, com sua explicação, compreendo mais o que me ocorreu e sinto me incentivado a voltar nessa prática tão rica, valiosa e curadora do corpo e do espírito. Gratidão.
ResponderExcluir