domingo, 28 de abril de 2019

Sun Gazing, A Redescoberta


Estamos de volta. Ficamos um ano e pouco sem publicar nada no blog Ser Luminoso. Foram circunstâncias... Não prevenimos nem avisamos. Apenas paramos de postar. Desculpem-nos. Nunca há só uma razão para algo assim, mas há sempre como dizia Rilke, "uma constelação de eventos". Para felicidade geral da nação não vamos falar do assunto...
Uma surpresa agradável porém pintou nesse vazio de 14 meses: foi a quantidade de visualizações no blog, de um tema que apesar de milenar era relativamente novo no radar mundial e que já desde o início do blog em setembro de 2010 vinha regularmente crescendo no interesse dos nossos leitores. Foi a postagem Surya Yoga, Sun Gazing, o Olhar para o SolOs números dispararam e ultrapassaram todos demais assuntos antigos desde o início, e conquistaram o primeiro lugar entre todos com quase 18 mil leituras. 
Um amigo, parafraseando o Snoopy, disse: "Isso quer dizer alguma coisa, mas eu não faço a menor ideia do que seja".
Mas nós temos a nossa ideia de o que é. É que o assunto está pairando no ar, e as pessoas estão tendo acesso e interesse conforme o seu padrão de sintonias. 
As pessoas estão redescobrindo verdades e técnicas metafísicas milenares praticadas na Antiguidade e o interesse pessoal vem se multiplicando de forma exponencial, também turbinado pelas facilidades de acessos, equipamentos, das redes, dos interesses grupais e principalmente pelos receios gerados pelas previsões e revelações às vezes apocalípticas sobre evolução humana, mudanças drásticas e o escambau. Elas percebem que deliberadamente ou não, nos esconderam coisas sobre quase tudo nessa vida como se fôssemos um bando de parvos. Essas entidades incluem família, religião, a "opinião pública" a imprensa, pais e parentes, escolas, governo, grupos sociais diversos, enfim um complô às vezes até bem intencionado, dos quais o inferno está cheio... 
Atualmente vivemos um momento ímpar de inflexão na busca humana por respostas. Fomos enfiados à força numa caixa quadrada e, é claro, ficamos quadrados, ora pois, como diriam meus ancestrais portugueses...
Agora o pêndulo vai então para a outra ponta e a busca das pessoas vira um frenesi meio desvairado atrás da verdade. Da mesma forma esse balanço pendular é ruim porque no outro extremo também falta sobriedade, peça fundamental do aprendizado nesta vida. Temos que contrabalançar...

Comecei a tomar contato com Sun Gazing no final de 2008. Depois de ter lido muito sobre o assunto, falei com o guru indiano HRM (Hira Ratan Manek) por email na Índia para procurar entender as dúvidas que tinha, e também tentei trazê-lo para uma palestra em São Paulo. Apesar de não ser religioso, mas um engenheiro indiano aposentado e ex-empresário, ele é o responsável pelo renascimento deste ramo da técnica hindu chamada lá de Surya Yoga. 

Não consegui trazê-lo para o Brasil por problemas de sua agenda apesar de ele ter sido extremamente afável e bem intencionado.
Nesse ínterim tomei contato também com o trabalho sério e incansável de Jasmuheen, escritora esotérica australiana com um vigor e conhecimento de dar inveja. Ela já vinha há anos se preparando para "viver de prana" como há milênios fizeram e fazem muitas pessoas no mundo inclusive atualmente no Brasil . Sua obra literária sobre as experiências e técnicas a respeito do tema são um achado inestimável.

Nos tempos modernos foi inicialmente na Índia no século passado, terra do conhecido mestre yogi indiano e capricorniano Yogananda, que surgiu o assunto "viver de luz - ou prana". O relato em seu livro Autobiografia de um Yogi Contemporâneo fala sobre Giri Bala, a mulher que não se alimentava, ou melhor, só se alimentava de prana e luz do sol. Vale a pena ler.
As pessoas que fazem essa prática no mundo não são poucas mas, curiosamente, a imprensa não divulga porque "não acredita nem vendo, nem com provas". Foi o que aconteceu com HRM após ter ficado voluntariamente 130 dias em Junho de 2003 nas dependências da NASA monitorado 24 horas por dia, interessada que era a Agência na possibilidade de eliminar a complicação que é a logística trabalhosa da alimentação/excreção nas viagens espaciais. A NASA comprovou então a veracidade do fenômeno.
É compreensível que nesse panorama de fake news incontrolável  nas redes digitais e sociais as pessoas  e a imprensa mantenham uma desconfiança grande em relação a tudo, mas temos que aprender a separar verdades de mentiras.

Em 5/6/2009, portanto há pouco menos de 10 anos comecei eu mesmo o "protocolo inicial do Sun Gazing, ou Olhar para o Sol" extraído das práticas ensinadas por HRM e o pratiquei por nove meses. Errei umas poucas coisas. Depois de completar, continuei a manutenção até hoje e provavelmente devo continuar até morrer.

Esse protocolo traz uma verdade à tona: não é, e nunca foi, cientifica e praticamente provado que olhar para o sol "queima" a retina ou prejudica os olhos, se for seguido o sistema de horários e precauções ensinado por HRM. Eu comprovei isso por mim mesmo nesses 10 anos sob a orientação longínqua de HRM, correndo todos os riscos inclusive os familiares. Então não adianta os oftalmologistas contestarem porque eu experimentei, e eles não experimentaram em si mesmos. Apenas estudaram isso nos livros, ou atendendo pacientes lesados porque olharam para o sol nas horas proibidas. Talvez eles saibam a verdade como nós, mas por precaução proíbam tudo, porque sabem como funciona a cabeçinha das pessoas...
Outro dia vi na internet uma postagem de um rapaz orgulhoso contando que olhava o sol praticamente a pino. Tentei contato com ele para explicar o perigo, mas não consegui.
Felizmente há raros oftalmologistas que já entenderam o assunto e mesmo alguns praticam o Sun Gazing. A minha oftalmologista, uma profissional respeitada até no exterior, é uma desses pessoas.
Na postagem Sun Gazing, a Medicina Gratuita do Futuro neste blog, HRM esclarece didaticamente o essencial de sua prática.
Esse aumento no interesse das pessoas sobre o tema no mundo inteiro motivou o nosso antigo desejo de fazer no Brasil um blog específico sobre o Sun Gazing. Além de fazer coro ao interesse mundial e brasileiro, a proposta pretende não só elucidar dúvidas técnicas e metafísicas individuais como também:
  • difundir e multiplicar relatos autorizados de experiências significativas
  • incentivar pessoas indecisas a conhecer e praticar
  • resolver dúvidas filosóficas e práticas
  • localizar e mapear praticantes em países, regiões cidades fazendo um censo dinâmico do fenômeno
  • promover intercâmbio de pessoas e experiências
  • ajudar a difundir grupos locais dentro da comunidade onde estão localizados
  • funcionar como um  chat, ou centro de troca de informações, recebendo, elaborando e difundindo dados e informações de praticantes
Aguardem


3 comentários:

  1. Poste os benefícios que VC teve. Estou em 16min e 30 segundos e esta tudo normal ainda sinto raiva, rancor, tensão... Nada mudou pra mim

    ResponderExcluir
  2. Magnífico!!!! Aguardo ansiosamente por seu contato.

    ResponderExcluir