domingo, 17 de novembro de 2013

O Legado de Von Daniken

Em 68 eu era um buscador ávido das coisas do Universo sem perceber que o que fazia era na realidade a busca de si  mesmo por alguma razão disfarçada. Tinha uma certa noção de que o que nos ensinavam como ciência era um conjunto de informações montadas por pessoas com uma visão comportada, míope e preconceituosa que por hábito as impedia de ver o mundo de uma maneira mais questionadora, nova e progressista.
Foi quando tomei contato com Eram Os Deuses Astronautas? (Chariots of Gods), o primeiro livro de Erich von Daniken, um suiço intelectualmente irrequieto, com tempo, disposição e dinheiro para atuar no que acreditava, e fora do padrão dos escritores e pesquisadores da época. Um inovador incansável que via tudo a partir dos olhos do novo. Tomou os velhos conhecimentos arqueológicos, bíblicos e tradicionais e começou a fazer perguntas.  Acusado de fazer afirmações sem embasamento, na verdade o que fazia era uma série de perguntas incômodas. Foi um sucesso de leitura mas despertou críticas ferozes da mídia e do stablishment científico e intelectual da época que de uma forma classista o considerou, como sempre faz aos não iniciados, um intruso e sem "formação científica". Nada de novo. Já fizeram isso inclusive com grandes cientistas como Einstein, Tesla, Darwin, Newton e outros. 
Ele muito honestamente inclusive aceitou que por vezes movido pelo entusiasmo, passou por cima de procedimentos e cuidados científicos nas suas afirmações, coisa rara entre os cientistas.
Hoje é conhecido, respeitado e cultuado por milhões de leitores num claro indício de que estão percebendo as falsas teorias e afirmações da chamada ciência, como dissemos em Ciência, Preconceito e Lobby,  e refazendo a sua forma de entender o mundo.
O vídeo abaixo mostra o seu legado inovador e corajoso: Vale curtir:




Nenhum comentário:

Postar um comentário