domingo, 11 de maio de 2014

A Impecabilidade e o Poder Pessoal

A impecabilidade é um mistério. Em pelo menos 14 postagens falamos dessa prática que é o cerne do trabalho do Homem de Conhecimento, como eram chamados os antigos toltecas que trabalhavam sobre si mesmos para atingirem a Terceira Atenção. Um dos  subprodutos nobre deste trabalho, a caminho da evolução, era a obtenção do Poder Pessoal, mas isso não é a finalidade da impecabilidade. Don Juan ensinou isso a Carlos Castaneda.
Para se compreender o cerne da questão as tradições explicam que  há uma evidência clara de que o poder pessoal depende do exercício constante e disciplinado da impecabilidade, que por sua vez não tem exatamente a mesma conotação do termo usado na linguagem do homem comum, culturalmente baseada no conceito de pecado.
Impecabilidade é o uso correto e otimizado da energia.
Eu uso mal a energia quando me identifico com a ação, quando ajo com pressa, quando não relaxo, quando julgo, quando falo mal, quando tenho inveja, me exibo, em resumo quando me deixo levar por um dos chamados 7 pecados capitais, usando-se um linguajar cristão. Então a Impecabilidade é o caminho para estar fora disso.
O tema é extenso e denso. Então, como um recurso mais adequado à falta de tempo das pessoas,  fizemos um conjunto de frases da obra de Castaneda, que dão uma visão do tema, mas é apenas um indicativo, um verniz e não a prática em si.  O ideal é ler a obra de Castaneda. Vamos lá:

A confiança em si significa saber algo com certeza; a humildade significa ser impecável em suas ações e sentimentos.

Isso é ser impecável? 
- Não. Tem de fazer mais que isso. Você tem de se esforçar ao máximo, o tempo todo.

"A impecabilidade é fazer o máximo em tudo que você empreender."


A chave para todos esses assuntos de impecabilidade é o sentido de você não ter tempo.

O que o guerreiro precisa mesmo a fim de ser um espreitador impecável é ter um propósito.

A impecabilidade era não somente a liberdade, como ainda era o único meio de se espantar a forma humana.

Uma vida impecável, que era, conforme ele lhe assegurara, o único meio dela perder a forma humana 

A impecabilidade do guerreiro é deixar os outros como são e apoiá-los no que forem

A outra face é a mais difícil de ser alcançada quando os sonhadores focalizam sua segunda atenção nos itens que não são deste mundo, tais como a viagem ao desconhecido. Os guerreiros precisam de impecabilidade total para alcançar este lado.

A impecabilidade não é nada mais do que o uso apropriado da energia

Economizei energia, e isso me torna impecável.

Os guerreiros elaboram listas estratégicas. Anotam tudo o que fazem. Depois decidem quais dessas coisas podem ser mudadas de modo a permitir que poupem parte da energia que despendem.

Uma das primeiras preocupações dos guerreiros é libertar aquela energia para poder encarar o desconhecido com ela continuou Dom Juan. - A ação de recanal
izar aquela energia é a impecabilidade.

Impecabilidade é a única coisa que conta no caminho do conhecimento. Os guerreiros impecáveis podem ver mundos aterrorizantes e, entretanto, no momento seguinte contar uma piada, rindo com amigos ou estranhos.

Uma vida de impecabilidade leva inevitavelmente ao sentido de sobriedade, e este por sua vez leva ao deslocamento do ponto de aglutinação.

Tudo o que é necessário é a impecabilidade, energia, e isto se inicia com um ato singular, que deve ser deliberado, preciso e constante. Se esse ato é repetido por tempo suficiente, a pessoa adquire um sentido de intenção inflexível, que pode ser aplicado a qualquer outra coisa. Se isso é realizado, o caminho está aberto. Uma coisa levará a outra até que o guerreiro descubra seu potencial completo.

"Assim, em tudo e por tudo, o procedimento para se chegar ao corpo sonhador é a impecabilidade em nossa vida diária."

Você não pode lembrar-se porque ainda não domina a vontade. Você necessita de uma vida de impecabilidade e de um grande excedente de energia, então a vontade poderá liberar essas memórias.

Encontrar-se em um estado impecável de ser é estar livre de suposições racionais e medos racionais

Impecabilidade, como afirmei tantas vezes, não é moralidade. Apenas se parece à moralidade. A impecabilidade é simplesmente o melhor uso de nosso nível de energia. Claro que exige frugalidade, simplicidade, inocência; e, acima de tudo, exige falta de auto-reflexão. Tudo isso a faz soar como um manual de vida monástica, mas não é.

"Segundo os feiticeiros, para comandar o espírito, ou seja, comandar o movimento do ponto de aglutinação, o indivíduo necessita de energia. A única coisa que armazena energia para nós é nossa impecabilidade.

Seja impecável e terá a energia para atingir o lugar do conhecimento silencioso.

Ser impecável significa acertar sua vida, objetivando reforçar suas decisões, e em seguida dar muito mais do que o máximo de si para realizar essas decisões.

A única liberdade que os guerreiros têm é a de se comportar impecavelmente.

A impecabilidade não é apenas liberdade; é a única maneira de endireitar a forma humana.

A impecabilidade começa com um único ato, que tem de ser deliberado, preciso e fundamentado. Se esse ato é repetido pelo tempo suficiente, adquire-se o senso de um intento inflexível, que pode ser aplicado a qualquer outra coisa. Se isso é realizado, o caminho é claro. Uma coisa leva à outra até que o guerreiro perceba todo o seu potencial

A impecabilidade não tem nada a ver com uma posição mental, uma crença ou algo pelo estilo. É conseqüência da economia da energia.

"A impecabilidade nasce de um equilíbrio delicado entre nosso ser interno e as forças do mundo exterior. E uma realização que requer esforço, tempo, dedicação, e estar permanentemente atento ao objetivo, de forma que o propósito final não se dissipe. Mas, sobretudo, requer persistência. A persistência derrota a apatia, é tão simples quanto isso

Fazer as coisas com impecabilidade é fazer tudo o que for humanamente possível e um pouco mais.



2 comentários:

  1. Boa noite Arnaldo!
    A algum tempo eu comecei a ler um dos livros do Castañeda que me foi emprestado por um amigo. Infelizmente, precisei devolvê-lo antes de terminar de ler.
    Quero muito voltar a lê-lo e finalmente terminá-lo, mas infelizmente não me recordo do nome.
    Procurando por palavras chaves pela internet, achei seu blog. Será que poderia por favor me ajudar?
    Achei um post seu, em que parecia que eu estava relendo o livro! rs
    Todas as ideias principais estavam ali. Mas durante o post, você não cita o nome do livro, então fiquei perdida!
    O post é esse:
    http://serluminoso.blogspot.com.br/2011/03/o-mundo-magico-tolteca-de-don-juan.html
    Ficarei muitíssimo agradecida se puder me ajudar!

    E possível, por favor entre em contato comigo por email (meline.machado@hotmail.com) ou pelo facebook. https://www.facebook.com/melinemachado?ref=tn_tnmn

    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Eu não entendi, o ponto, que a impecabilidade não necessita de auto relfexão.

    ResponderExcluir