sábado, 5 de fevereiro de 2011

O medo

Você não admite para os outros, mas está com medo. Anda com medo. Na hora tranqüila da cabeça no travesseiro ele aparece. Faz tempo. O resultado você conhece. É um sentimento meio difuso, estranho, que acompanha o seu sono, os sonhos, os seus passos e aperta o seu coração mesmo sem nenhum perigo imediato. Está tudo bem com você, e num instante ele está lá. É uma das doenças do nosso tempo. Um filho do Kali Yuga que conta com a nossa ajuda, já que estamos sempre dormindo acordados. Ele se transveste de várias formas como agitação, preocupação, ansiedade, nervosismo, tensão, pavor, fobia, etc. e é sempre algo que poderá acontecer, nada no momento. Você, ou melhor, o seu corpo está aqui e agora, e a sua mente está no futuro.  Há um intervalo aí no meio, um espaço. Nele cresce a angústia. Você está identificado com a sua mente e perdeu o contato com a simplicidade e o poder  do Agora.
Essa angústia será sua companhia constante. Sabe o porque? Se ela fosse apenas um fato comum que acontece na vida, você até poderia saber o que fazer mas ela é outra coisa, é apenas uma projeção mental. Não tem jeito lidar com a pré-ocupação, com o futuro. Quando você não está no Agora, quem está por trás do seu mental é o ego. Ele é um ser mimado, vulnerável, medroso e inseguro, mesmo que se finja de forte. Ele só vê ameaça em tudo. Está aí a raiz do medo.
A gente é como uma carruagem, com o dono, o cocheiro, o cavalo e a própria carruagem. Em outras palavras, o Eu verdadeiro, a mente, a emoção e o corpo., Pense bem: se esse “eu falso, o ego” que tomou o lugar do cocheiro da carruagem é medroso, e a emoção é a reação do corpo à mente, que mensagem o corpo está recebendo do ego, o falso eu interior construído pela mente? Perigo, perigo, estamos sendo ameaçados. E qual é a emoção gerada? Medo, é claro.
O medo parece ter muitas causas. Temos medo de perder, falhar, ser feridos, mas todos os medos podem se resumir a um só: o medo que o ego tem da morte. Para o ego, a morte está rondando. Quando estamos identificados com o ego substituindo a mente, o medo da morte afeta cada aspecto da nossa vida, mesmo que a gente conscientemente não se dê conta disso.
Quer um exemplo? Numa discussão corriqueira, porque eu tenho uma necessidade de estar certo e demonstrar que o outro está errado? Se descobrirmos que estamos errados, nosso ego dentro da mente sente que corre um risco de destruição. Então como o ego, você não pode errar. Errar é morrer. Os relacionamentos terminam por isso, as guerras acontecem por isso. Se os nossos líderes estivessem no Agora, não haveria guerras.
Agora imagine que eu consiga não me identificar com o ego na mente. O que acontece? A rigor, não faz a menor diferença para o nosso verdadeiro Eu Interior se eu estou certo ou errado.
Ter sempre razão é uma forma disfarçada de violência, e na hora em que você consegue ficar no Agora ela vai desaparecer.  Dá perfeitamente para a gente dar a nossa opinião tranqüila e calma sobre qualquer assunto sem ser agressivo ou tentar ganhar a qualquer preço. Sem agressividade ou defesa. Se estivermos centrados no instante exato que se levanta o ego na discussão, o sentido do eu interior passa a fluir de um lugar profundo dentro de mim, não mais da minha mente contaminada pelo ego.
Faça sempre a pergunta para você: O que eu estou de fato defendendo? Depois de algumas vezes desse exercício, a gente começa a fluir e ganhar liberdade e espaço. Tente também o seguinte: “vou entrar nessa discussão e perder deliberadamente, mesmo “tendo razão, como sempre” e tentar usufruir do resultado, seja ele qual for”. O resultado vai ser...experimente você mesmo.
Como dizem os mestres ao trazer esse padrão à consciência, ao testemunhá-lo, você deixa de se identificar com ele. À luz da sua consciência, o padrão de inconsciência irá se dissolver rapidamente.
Esse é o fim de todos os argumentos e jogos de poder, tão prejudiciais aos relacionamentos, e sempre nos arrependemos deles depois da disputa. O poder sobre os outros é a fraqueza disfarçada de força. O Tai Chi faz exatamente isso: o bom lutador aguarda o golpe furioso do adversário e aproveitando-se da força dele, sem oposição, mas num gesto redondo de acolhimento o derruba e domina.
Se você se colocar no Agora, vai perceber que o poder de fato é interior, não está fora, não pede aprovação e aplauso, e está à sua disposição. Agora. O remédio está no Agora, pois nele não há futuro, não há preocupação. O único jeito de saber se é verdade, é começar a praticar...

13 comentários:

  1. É verdade o EGO tem haver com as crenças, estão amarradas com o que nós assimilamos e depende da essência do que nós aprendemos.
    O medo é a pior coisa que nós podemos ter.
    O medo elimina o poder, p/ vc. ter poder vc não pode ter medo, ...medo de quando vc. imagina uma coisa .q. ainda não aconteceu, dos traumas e o medo real , medo da cobra q. está perto de vc....
    A coisa mais importante no trabalho com uma meta é ter poder.
    Ex: Numa reunião-Qual é o objetivo? O importante é saber lidar com as situações...o ego não suporta o poder pq ele acha que já é o poder. Se vc. dá espaço p/ sua meta o ego para de mandar em vc.

    Na medida que vc. adquire o poder vc. se fixa no poder. O ego sempre quer mandar em vc. O ego corresponde a sua visão interna do que está acontecendo no mundo,(é pau mandado da lei geral) ele quer manter as coisas funcionando, as coisas que já existem.
    Para sairmos do ego precisamos estar motivados por nós mesmo, o ideal é aprender a nos fixar em outro nivel de consciencia.
    Ex: Quando vc. fala oq é necessário p/ o seu consultório ou carro que está quebrado funcionar, Vc. vai ter escolhas e por pessoas para fazer funcionar. QDO nós conseguimos delegar o ego já não está mais funcionando ...usamos nosso conhecimento e nossa vontade. A questão mais terrivel para o ego é quando vc. vê que a outra pessoa faz E MELHOR E todo mundo esquece que vc. fazia.
    É muito dificil mudar, principalmente quando vc. cria....tipo eu fiz ...eu quiz eu sou um empreendedor consegui vencer...aqui vc. vê a necessidade de manter a meta com o alimento que vc. introduziu e vc. tem troca no sistema, vc. come e deixa alguem comer vc, pode ser alguma coisa que o outro vai imitar vc.
    Quando vc. tem poder sobre si vc. vai pegar as coisa mais importantes p/ resolver.
    Medo e liberdade não se casam.
    As escolhas tem grau de prioridade
    Uma meta coloca a necessidade de vc. gastar tempo com vc. produtivamente.
    Não existe mudança pessoal sem vc. fazer esforço, na meta é necessário esforço.
    É importante que o cotidiano seja o nosso laboratório.
    Abç
    Lorena

    ResponderExcluir
  2. E bota análise nisso hein Lorena! Há uma visão tolteca interessante sobre o tema na postagem antiga "O Poder Pessoal", baseada na obra de Castaneda
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Isso da carruagem que é uma imagem com 4 elementos que eu sempre gostei, mas não estava bem claro para mim, Quem exatamente era o patrão e o cocheiro ou se eram os mesmos. Gostei muito de ter encontrado a imagem esclarecida aqui.
    Luara

    ResponderExcluir
  4. Arnaldo

    por um acaso vc conhece respiracao holotropica?

    Ale

    ResponderExcluir
  5. Oi Luara
    Isso é muito bem explicado nos Fragmentos (gurdjieff - Ouspenski)
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi Ale
    Conheço algo sim. Muito interessante.
    abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi Laura se me permite..quero ver se entendi também...
    O amo é a nossa consciência?
    O cocheiro é o nosso mental, tem haver com nossa comunicação e como captamos as energias do alto.
    O Cavalo é o nosso emocional, gera motivação, se não estamos motivados fica muito dificil, o indiferente rouba energia e tira a vitalidade do local.

    A carruagem é a nossa ação porem cabe o papel mais importante. A ação amplia e enriquece a função que está sendo desempenhada pq. faz aparecer o produto que acontece a partir da comunicação e da motivação.
    Quando quero inovar uma situação eu uso a comunico e quando quero conservar uma situação uso minha motivação.(É a carruagem que me leva)
    abç

    ResponderExcluir
  8. Meninas
    Na tradição do Quarto caminho ao amo é o nosso verdadeiro eu, o que deveria estar no comando e não está porque deixa isso para a mente controlada pelo ego comum.
    abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi Lorena
    Se observar, vai notar que meu nome é
    LUARA não
    LAURA é só inverter o U

    Ah, então como diz aí o Preto, parece que a única coisa a cuidar é o de
    observar para que o Ego não esteja tomando conta do carro. Sempre está.
    Temos que mudar esse padrão através da espreita de si. Pra mim é assim:
    Sempre que me sinto mal com algo é porque é o ego que está na área.
    Temos que estar sempre bem, se não estamos é porque o ego está dirigindo o carro.
    Não é difícil.
    Beijo
    Luara

    ResponderExcluir
  10. Desculpe Luara!!!! Agora acertei!!!!kkkk
    E isso aí o ego sempre atrapalha, ....nâo desisto!!!!
    Abç
    Lorena

    ResponderExcluir
  11. ARnaldo Preto
    Entendi!!!! Mas se considerar que temos varios eus? temos que entender todos muito bem, é isso?

    ResponderExcluir
  12. Oi Lorena
    A Luara tá certa, boa bruxa que é.
    Melhor que "tentar entender os egos" é meditar, contemplar, trazer a mente para o corpo, não fazer nada, como diz o lama Sogyal Rinpoche.Ou espreitar como dizia Castaneda e Dom Juan. Os egos são transitórios, dirigidos por um "egão" no comando. Quem contempla e espreita, saca o malandro e vai tirando o ar dele, sem brigar, só na maciota. Precisa ter paciência, persistência, e antes de tudo um propósito. Recomendo sobre os egos, a leitura de um livreto do Pedro Ouspensky chamado "Psicologia da possível evolução do Homem". É bão demais da conta.

    ResponderExcluir