segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O Poder do Agora

Eckhart Tolle nasceu na Alemanha, estudou e lecionou em Cambridge e trabalhou como um executivo normal. Até aí tudo bem... Hoje é líder espiritual de milhares de pessoas, escritor iluminado, conhecido pela mídia mundial. Quando não está dando conferências no mundo, vive no Canadá. Qual o segredo da mudança?
Aos 29 anos, ansioso, depressivo e suicida,  acordou á noite em pânico odiando o mundo e a si mesmo. Sua mente “deu um vazio” e ele entrou apavorado num vórtice de energia. “Não resista” dizia uma voz, e ele obedeceu e soltou-se no vazio e... nasceu de novo. Ao acordar do apagão percebeu os sons e imagens corriqueiras do dia, mas maravilhosamente reais e lindos. Sua mente estava “em branco”, sem pensar em nada e ele percebeu que tinha acabado a sua identificação com a infelicidade: “sobrou a sua verdadeira natureza, aquele estado puro inicial antes da identificação com a forma”. Aprendeu a entrar,sempre que quisesse, nessa dimensão eterna e imortal de paz e bem aventurança.
Deixou tudo, família, amigos, emprego e passou dois anos sentado em parques em Londres em estado de profunda alegria. Voltou, retomou, assumindo a sua nova vocação, mas a paz continuou ao seu lado. Passou 10 anos em grupos na Europa ensinando as pessoas a eliminar a inconsciência, o sofrimento e a ilusão: uma Nova Consciência, um ensinamento espiritual atemporal que afirma “você não é a sua mente” .
Hoje quando as pessoas desejam o que ele obteve, diz “Você já tem, mas não sente porque sua mente faz muito barulho”...
Segue uma entrevista dada em vídeo a um rapaz anônimo que afirma: "Quando eu estava no fundo do poço, li “O Poder do Agora”. O que Eckhart Tolle escreveu sobre a felicidade foi o que me impulsionou a partir nesta jornada. Eu fui para Vancouver para conhecê-lo.”

A entrevista

- Você ficou dois anos num banco de parque? Você dormia no banco do parque?
- Raramente, mas passava a maioria dos dias em bancos de parques, de diferentes parques de Londres.
- Você fazia três refeições por dia?
- Não, não. Uma refeição por dia, se tinha sorte (risos).  Sentado aqui, é possível você simplesmente...observar o que acontece ao seu redor...sem dar nenhuma interpretação. Apenas esteja presente no momento, então vai ter uma amostra do que é ficar num banco de parque, sem que nada precise ser acrescentado a este momento, os sons, as visões, as pessoas, o som da água, a luz. Permita que tudo seja como é. Com isso vem a paz. Não se deixe atrair pelos acontecimentos, pensamentos, emoções, reações. Você é o espaço mais amplo onde as coisas acontecem. Você é a Consciência por Trás Disso, sem a qual nada disso estaria aqui. Seriam só átomos e moléculas no espaço. Você é a consciência que permite que tudo exista.
- E quanto à busca pelo significado das coisas?
- Você nota que um momento atrás estava em estado de presença alerta, e nunca demora para outro pensamento surgir e fazer uma pergunta, porque o pensamento não pode tolerar um estado de presença. Você não precisa ser dominado pelos seus pensamentos, porque os pensamentos podem obscurecer a presença da vida neste momento.
- Porque eu não sabia disso? (risos)
- Um hábito sedimentado. Estar totalmente identificado com os pensamentos é condição humana. Que poderia ser descrita como “perdido em pensamentos”. Porque até agora a evolução foi inconsciente, era automática, mas agora a evolução é uma escolha consciente de uma espécie, e isso é algo revolucionário. Você faz parte disso.
- E quanto à dor? Dor física ou emocional, ou perder alguém?
- A maior parte da dor é psicologicamente criada. Existe muita dor psicológica. Sofrimento, eu chamo. Quando o sofrimento cessar, e há uma chance de os homens agora viverem sem sofrimento, ainda pode haver dor física. Você pode ter uma dor de dente, ou no corpo de vez em quando. O sofrimento é outro nível que está acima da dor. Sofrimento implica em uma história, um eu que é infeliz, uma entidade criada na mente, o pequeno eu que tem uma história infeliz, que é a sua identidade  (risos). E isso cria uma enorme quantidade de sofrimento. Não só você sofre, mas faz aqueles ao seu redor sofrerem. Estar em união com a vida é estar em união com o momento presente, porque só nele a vida pode ser encontrada. Você não pode fugir do agora. Ele está com você, faça o que fizer e aonde for. Sua vida nunca foi “não-agora”, e nunca será. Você está transformando o momento presente em um inimigo, internamente, pensando em algo que não tem nada a ver com o agora, como “preciso entender uma coisa...”. Primeiro esteja aqui totalmente, e aquilo que você precisa na vida virá. Ele vem do poder do agora, que habita o momento presente e a maioria das pessoas ignora. Há um enorme poder aqui, É o poder da vida em si, e a maioria das pessoas procura algo e ignora isto. E o poder da vida é inseparável de quem você é, no âmago do seu ser. Muitas vezes você vai até esquecer, mas quando perceber que se esqueceu, há a possibilidade de dizer “sim, perdi o momento presente”, e escolher voltar para ele.
A primeira coisa que acontece quando você volta, é que fica mais consciente dos seus sentidos. De repente você fica mais alerta. Então você fica mais consciente de que está vivo. Você sente a vida pulsar. É como se a freqüência vibratória do seu corpo mudasse quando você fica presente. È um estado diferente de consciência. Mais alerta. Mais vivo. E muitas vezes você vai perder isso. Então vai se lembrar. Isso já está bom.
Não acredite na mente quando ela diz “você não pode fazer isso agora, tem muita coisa na cabeça. Não pode se preocupar com o presente”. São só pensamentos, e não há necessidade de seguir esses pensamentos. Apenas os observe. São pensamentos que a mente despeja, não precisa acreditar neles, porque eles não  são verdade. Quando a mente diz “você não pode estar presente agora, porque tem muita coisa na cabeça” você pode dizer “vamos ver se isso é verdade”. Então você sente “tem vida na minha mão, tem vida no meu corpo, tem beleza ao meu redor”. Então volta a ficar presente. O estado de alerta retorna, e quando houver tempo para você pensar, você pensa, você senta e pensa: “que avião eu vou pegar amanhã?  A que horas vou para o aeroporto?  O que preciso fazer, pegar o telefone, fazer uma ligação?” Ótimo, isso é bom, você não está se perdendo no futuro, são questões práticas, e depois de ter resolvido as questões práticas, depois de ter planejado a sua próxima semana, você volta para o agora.
Transformação interna não é encontrar respostas para as suas perguntas, mas é encontrar uma nova relação com o seu pensamento, em que nem todo o pensamento o seduza mais. E se uma mulher bonita passar e você olhar para ela, não precisa pensar “não devia olhar para ela, porque sou espiritualizado agora”. Não. Deixe para lá só por um momento, não pelo resto da vida, só por este momento Deixe para lá a necessidade entender algo, para ficar realmente presente neste momento. Só agora. Só no presente, mas não se esqueça de si, pois você é a consciência por trás disso. Você é o espaço, a presença...A vida quer ajudá-lo, mas você tem que estar aberto à vida.
Você está aqui porque é o personagem principal da história da sua vida. A história em parte funcionou e em parte não funcionou, e então o personagem da história veio aqui e quer saber como fazer para a história funcionar melhor. Não é isso?
- É.
- Sejam quais forem as respostas que lhe derem, há coisas que você pode fazer para as coisas funcionarem melhor, mas nada disso ajuda se você não chegar ao âmago da história. O “eu” da história. Então se você mantiver contato com isso durante toda a sua vida, a história se desenrolará com muito mais facilidade, porque há uma dimensão mais profunda aí. O personagem principal dessa história, você, nunca reconhece o seu “eu” mais profundo, a presença atemporal que é a consciência que você é, alerta, ampla...

11 comentários:

  1. Arnaldo Preto precebo que vc. fala do nosso estado de "TOLERÂNCIA".
    São situações q. não obedecem as nossas vontades e os nossos desejos pois não somos os unicos a participar.
    É impossivel ser tolerante com o outro se não houver claresa no momento presente e torna-se possivel refletir sobre 3 momentos
    - em relãção ao q. já foi
    - ao presente
    - ao futuro

    O Passado é perfeito, teve permissão para existir, devemos considerar q. o q. fizemos foi o melhor, portanto não cabe criticas nem discussões, mas permite uma analise sem julgamentos. A claresa da situação permite não cairmos mais na garra do destino. Se existe inconformidade com o passado, memorize a situação vivenciada e descubra qual foi sua atuação nela. A analise permite e esclarece p/ a não repetição da situação conhecida e inaceitavel hoje.
    É comum nos revoltarmos ao descobrir que fomos usados por alguem sem nenhuma recompensa, ou que fizemos algo indevidamente, ficando com sentimento de culpa.
    Neste caso a situação não foi concluida, o sofrimento é sempre um sinal de não conclusão.
    "É IMPORTANTE RESOLVER A SITUAÇÃO ENQUANTO HÁ TEMPO".
    Lembre-se que o passado é perfeito.
    Ontem vc. fez exatamente o que lhe era possivel fazer conforme o seu discernimento e sua capacidade.
    Faça mudanças hoje, seja tolerante com seu passado! Aja, não fique paralizado.

    -No momento presente é quando estamos insatisfeitos com a situação q estamos participando, surge a intolerância em relação ao papel desempenhado.
    Sempre existe possibilidade de realização na situação presente, não existe ocasião esteril.
    Não se pode ignorar que cada situação permite a realização pessoal.
    O processo não concluido traz sofrimento e o processo concluido traz 2 consequências: EXPERIÊNCIA E RETORNO MATERIAL.
    Quando o individuo não encontra uma situação que aceite sua atuação surge a depressão por falta de motivação para conviver com as pessoas.
    Neste momento devemos ter tolerânciamcom nosso momento presente, não fique paralizado use as fontes de vitalidade (Hara, timo e 3º olho).
    AO AGIR vc. aprende o que não sabia, amplia suas possibilidades e modifica sua sorte, o livre arbitrio só existe no presente, a mudança desejada só existe no momento de atuação, adquire retorno material e experiência.

    -Intolerância no futuro vc. sente ansiedade.
    O futuro necessita de permissão para existir.
    É importante ter tolerância e humildade em relação a sua enorme vontade de vencer a qquer preço.
    Qualquer início exige q. a pessoa use sua experiência e seus meios materiais acompanhados pela permissão da lei vigente.
    A experiência e os meios materiais dependem da própria pessoa.
    A permissão não, muitas vezes tentamos dribla-la e começamos sem ela e podemos quebrar a cara.
    Existe outra permissão que pode ser captada a partir do uso das fontes de vitalidade ligadas a CONFIANÇA (HARA E 3º OLHO).
    Espere a resposta para não quebrar a cara.
    Não confie plenamente nem desconfie completamente das pessoas. Observe os sinais, coincidencias, abertura de portas. Se vc. tem obstaculos para começar é pq. a porta está fechada.
    Sempre há uma situação favoravel qdo existe uma decisão firme p/ mudar a vida. Procure encontrar a porta certa.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lorena
    Tem muita areia nesse caminhãozinho e, também, receio não ter entendido tudo o que você interpretou. Mas não tem importância. Como não sou mestre nem tenho a palavra final, vou aguardar um primeiro cristão que pise na arena...Abraço

    ResponderExcluir
  3. Nooosssa, aqui tem uma chave que eu não estava vendo antes. Ele diz:
    “Ficar só no agora. Só no presente, mas não se esqueça de si, pois você é a consciência por trás disso. Você é o espaço, a presença...”

    É verdade, na prática de ficar no agora tem faltado esse detalhe que é sutil, porque não percebo que estou esquecendo de mim, que sou o personagem principal da história. E nisso também fica mais difícil de manter esse agora.

    Huummm, ganhei o dia... vamos lá...

    ResponderExcluir
  4. Lorena licença para comentar sobre a “tolerância” e perdão pelo incherimento.

    Se somos o personagem principal da história, então as situações têm que obedecer nossa vontade. Os outros participantes são só veículos para eu treinar a tolerância. Como diz o Tolle aí, “a mente é que nos seduz”. e fica fazendo contas com o passado. Se o passado incomoda é melhor ir logo na recapitulação. Sobre a recapitulação parece que está postado aqui neste blog em novembro.
    Com afeto
    Luara

    ResponderExcluir
  5. quando a gente aprende a acalmar o pensamento e deixar a vida fluir, percebe o quanto e facil e leve viver.

    bjo
    Ale

    ResponderExcluir
  6. É isso aí cumadre,boa receita, mas parece tão simples que a gente até duvida...o nosso mental gosta de esquemas complicados, intrincados.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi Ale...o grande segredo é participar do cotidiano sem considera-lo com extrema seriedade e tensão....a vida diária nos aprisiona se há entrega total a ela....a serenidade é o estado de responsabilidade da pessoa em relação a seu corpo....é possivel ter serenidade com ausência de tensão do cotidiano.
    O estado de serenidade é ideal p/ o corpo pois significa paz e harmonia por aí que vem a necessidade de consultarmos nossas emoções

    ResponderExcluir
  8. Oi Laura!
    O processo de realização de sua propria vontade vem da sua motivação, da vontade de realizar algo,estas experiências são pessoais, o processo de motivação abastece energeticamente o homem, por sua vez a capacidade vascular, pulmonar e coronária estão ligADAS A ESSE PROCESSO que vive no mundo das emoçoes fortes.

    ResponderExcluir
  9. Arnaldo Preto
    Ele fala que o sofrimento implica uma história, essa história está no nosso passado,precisamos estar atentos para perceber quem somos. No presente podemos e temos livre arbitrio para transforma-la.
    Vivemos o tempo todo nos ciclos passado presente e futuro, vivemos nossa mecanicidade aí. Ex: quero fazer um curso(futuro)tenho uma referencia,tenho uma ação e fico motivada; tenho que me programar($)(passado), estou fazendo o curso (presente), nesse processo prcisamos nos vigiar e entender como funcionamos a possibilidade é de percebermos ( oq. sentimos, oq. estou fazemos e oq estou falamos; são os 3 centros- emoção, mental e fisico, foi o que entendi, vivemos o tempo todo nessa.
    abç

    ResponderExcluir
  10. Entendeu mesmo. Eu esvazio o mental e só olho, olho, ligado no invisível sem angústia, sem querer agarrar... Eu sou isso aí
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. É isso aí, sem querer agarrar nada, só olhar, contemplar...
    Abraço

    ResponderExcluir