domingo, 30 de janeiro de 2011

O 13º signo do Zodíaco: Ofiuco

Como diz a mídia eletrônica...
“ - Atenção, atenção: Interrompemos nossa programação para uma edição extraordinária sobre a última abobrinha que está intrigando as pessoas no mundo inteiro...”
Há um frisson “pseudo esotérico” no ar já há algum tempo. Astrônomos e astrólogos batendo boca. Socialites e celebridades tupiniquins desolados porque “vão mudar de signo”...uma coisa ho-rro-ro-sa!...
 Vários amigos também tem falado comigo intrigados sobre uma matéria de uma revista nacional, vocês-sabem-qual , da semana  de 26/01/2011, que malandramente tomou carona numa notícia veiculada para o mundo, a partir do, vejam vocês, estado americano de Minnesota, o novo centro da cultura astrológica do planeta!.
Lá, em entrevista à rede NBC, um professor de astronomia que deve ser "altamente qualificado" chamado Parke Kunkle, que ensina astronomia a alunos numa faculdade técnica de Minneapolis, o Community and Technical College,  explicou que, “por causa da atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, o alinhamento das estrelas foi empurrado por cerca de um mês (?). Então surgiu um novo signo que seria o de Serpentário - ou "Ophiuccus".
Esse bando de astrônomos fica anos naquela paradeira olhando o céu dia e noite, e não sabe como arranjar seus “quinze minutos de fama”...desta vez eles quase conseguiram. São todos candidatos a Karl Sagan, ou mesmo Isaac Newton, que poucos sabem, era  astrônomo e astrólogo sério, e não falaria uma asneira dessa (me perdoem, eu quis dizer "uma incorreção dessas"...).
Segundo Kunkle, “conforme a Terra e o Sol se movimentam, os signos mudam”. O astrônomo disse que "essa mudança não aconteceu do dia para a noite"...ufa, que bom! O que ele deveria ter dito, e não sabe, é “conforme a Terra e o Sol se movimentam, a visão aparente das constelações muda”. Isso sim é Astronomia, área da qual ele não deveria ter saido.
Vocês percebem que se trata de um astrônomo, se é de fato, falando de Astrologia.  Lembra um personagem do desenho americano South Park que dizia “-... Irã, Iraque, é tudo a mesma coisa...”
A notícia é velha, requentada e oportunista. Volta e meia aparece novamente. Nenhum astrólogo que se preze tem mais paciência para ficar explicando isso. Só serve para vender mais revista aos desavisados e fazer esse “auê” boboca do tipo, como o Chacrinha dizia, “Eu não vim pra explicar, mas pra confundir”. Mas vamos falar mais uma vez a respeito dessas abobrinhas jornalísticas, plantadas por falta de assunto:
Em primeiro lugar a única coisa pior que astrólogo que não conhece astronomia, é astrônomo que não conhece astrologia. E pior que as duas é jornalismo de segunda linha que não se aprofunda na veracidade e conteúdo da informação. É o caso desse pessoal de Minnesota, cujas afirmações errôneas encontram eco num pseudo-jornalismo “fake” como o dessa revista em questão. Mas em todo o mundo é assim.  Na Inglaterra então, nem se fala...
Precisamos esclarecer que a Astronomia nasceu junto com a Astrologia e apesar de sua função nobre no conhecimento humano,  sua única contribuição para a Astrologia é fornecer a posição dos astros no céu para se fazer as Efemérides, ou seja a sua posição instantânea nos graus de cada signo. Qualquer coisa além disso é invadir território. Por que?
Porque, como diz o Alexey, diretor da CNA – Central Nacional de Astrologia (e qualquer aprendiz de Astrologia sabe), signo não é constelação. Isso já bastaria para encerrar o assunto. A astrologia ocidental tropical não considera como signos as constelações. Deste modo, nenhum signo mudou e o simpático Ofiuco não é um novo signo, continua sendo uma constelação, como aliás sempre foi. Os signos vão ser sempre 12, não porque os astrólogos são conservadores, mas porque conhecem a essência de “o que é a Astrologia”, um conhecimento simbólico, e por isso, de nível qualitativamente superior ao conhecimento comum.
A astrologia védica indiana sim considera as constelações mas somente para demarcar o início do zodiaco sideral (ou zodiaco das constelações). No restante ela ainda considera os doze signos. Então esses astrônomos americanos deveriam tirar satisfações na Índia, com os astrólogos védicos, ora essa. (rsrs).
Vamos lá explicar isso, pela penúltima vez: (rsrs)
A Astrologia lida com signos que são coisas simbólicas, arquétipos, conteúdos metafísicos. São símbolos...vamos repetir, “signos são símbolos “, e não coisas factuais como lápis, maçã, computador, crocodilo...É por isso que receberam o nome de signos, e não outro nome. Já a Astronomia lida com a realidade factual do universo conhecido, ou seja, corpos celestes, suas composições químicas e físicas, distâncias, campos magnéticos, órbitas, atrações, gravidade (que aliás nem os cientistas sabem de fato o que é), etc, etc. Então os signos serão sempre 12, tanto na astrologia ocidental como na oriental, porque 12 (ou 3x4) como também o 7, são números ligados à vida no Universo, às estações do ano, à divisão do ano em meses,  à divisão do círculo, às cores das “ondas de forma” na Radiestesia, etc... Já pensou, dividir as estações do ano com essa nova lógica? Ou o calendário?
Pitágoras, matemático grego, profundo conhecedor das relações entre os números e os símbolos e mitos humanos cujo significado é metafísico, deve estar se revirando na tumba cada vez que ouve falar nesse assunto fervilhante de abobrinhas.
Nesse raciocínio inconsequente, teríamos que mudar a simbologia dos 12 Trabalhos de Hércules, arquétipo estreitamente ligada à Astrologia, só para agradar esses astrônomos metidos a astrólogos. E se a moda pega, alguém vai sugerir mudar os 8 trigramas do I Ching, ou os 22 Arcanos Maiores do Tarot, ou os 3 elementos das Trindades de todas as tradições antigas. Já pensou? “-Atencão pessoal, a trindade hindu agora são 4: Brahma, Vishnu, Shiva e Sei-lá-o-que”...É só um numero a mais ou a menos, não é?...
A armadilha que existe, e que confunde esses incautos e incultos pseudo-astrólogos e pseudo-jornalistas, é que na cinta dos signos que envolve o sistema solar, os signos tem o mesmo nome e a mesma ordem sequencial que tem as constelações na cinta das constelações, bem mais além. Para um astrônomo ou jornalista despreparado, só isso já basta para a construção de uma novíssima teoria astrológica. Alem da semelhança enganadora, a única diferença é que os 12 signos tem o mesmo tamanho entre si (30 graus) e as constelações não, (há pequenas e grandes) mas quem liga para isso?
Quem quiser explicações adicionais mais educadas e politicamente corretas sobre o assunto, pode consultar abaixo o site do astrólogo Hector Othon, ou da astróloga Elisabeth Nakata, o da CNA - Central Nacional de Astrologia, e outros.
E tenho dito...

http://elizabethnakata.webs.com/.
Sobre Astrologia séria, consulte  www.constelar.com.br e www.astrothon.com
Sobre Tarot e I Ching sérios, consulte www.clubedotaro.com.br

PS - Não sou astrônomo nem astrólogo, mas a Dona Josefina me ensinou a só dar palpite sobre coisas que eu conheço...

Um comentário: