quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A Espreita

As habilidades da Espreita e do Sonhar (o sonho lúcido, não o comum) são dois dos pilares do caminho de evolução dos toltecas do Antigo México. Como o assunto é complexo vamos tentar um vôo rasante e compacto, senão ninguém lê. Quem se interessar avise, que a gente dá o caminho com mais vagar.
A Espreita é a habilidade de eu me relacionar no mundo, com o outro, meu semelhante, conseguindo habilmente os objetivos interiores e exteriores com o mínimo de energia e exposição, fluindo sem a interferência do ego. Por que com o mínimo de energia? Porque eu preciso dela para a minha evolução. Não posso ficar despediçando como eu faço o tempo todo. Espreitar não é fingir algo na relação com o outro, mas é usar a necessidade da convivência como uma alavanca de aprendizado interior e evolução, não como um fardo. É um assunto eternamente atual porque o outro é o nosso espelho, ou mais ainda, eu sou o outro. Quem dirige a atividade não deve ser o ego, mas o Intento, outro nome do Espírito.
Espreitar se relaciona fortemente, além do sonhar, com muitas outras unidades de significado desse conhecimento ancestral, como: o tonal, o nagual, o ponto de aglutinação, o pequeno tirano, a impecabilidade, a importância pessoal, os hábitos e rotinas, a loucura controlada, a energia sexual, a consciência intensificada, a recapitulação, e por aí afora...vamos ainda falar disso tudo. São os elementos da sintaxe tolteca.
A arte da espreita, já que lida com pessoas e comportamento é aparentemente exterior, mas por outro lado tem raízes profundas num lado oculto do ser humano, incompreensível à razão habitual, que é o corpo energético.
A Arte da Espreita está ligada ao coração, assim como a Mestria da Consciência está ligada á mente, e a Mestria do Intento ao espírito.
O propósito da atividade de espreitar é deslocar gradual, firme e seguramente o ponto de aglutinação, que é a sede da percepção no ser humano, e fixá-lo além do chamado inventário humano, que é tudo o que nos foi inculcado desde o nosso nascimento pela socialização.
Não deixe passar despercebido o fato de que o desenvolvimento da percepção humana, e portanto da consciência, está atrelado à relação com o seu semelhante. Nada de trabalhar isolado, sair do convívio, ir para uma caverna, ou outro lugar...a gente tem que aceitar o convívio com o outro. O Quarto Caminho também insiste em que o melhor lugar e condição de trabalho interior é onde eu estou agora. Mesmo porque não adianta deixar tudo e ir para Paris, ou Katmandu só porque lá eu acredito que as condições são melhores. Sabe por que? Porque eu levo o meu ego junto...
Com o deslocamento do ponto de aglutinação, a percepção toma contato com um outro estado de consciência muito mais amplo e abarca mundos insuspeitados no Invisível. Só consegue quem tem disciplina e, principalmente acredita no Invisível. Como disse Shakespeare em Hamlet – Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que pode sonhar a tua vã filosofia.
A espreita pode ser aplicada a tudo, mas espreitar a si mesmo é a sua expressão mais fina e valiosa. Eu fico de olho em mim mesmo. Só espreitando... Lembra o personagem do livro O Lobo da Estepe do grande Herman Hesse.
Se fôssemos resumir e condensar os pontos importantes das considerações sobre a espreita, diríamos:
-    É a habilidade de fixar o ponto de aglutinação numa nova posição.
-    É uma batalha silenciosa para conseguir os objetivos da melhor forma em cada situação.
-    É um controle sistemático do comportamento.
-    É uma forma de se relacionar com as pessoas, mas sua atuação tem o objetivo de afinar a percepção do próprio praticante.
-    É colocar-se em "situações limite" (perigo, medo, saturação sensorial, agressão) e se observar para se conhecer a fundo.
-    A espreita é focada no tonal, corpo direito, primeira atenção. O sonho é o oposto (nagual, corpo esquerdo, segunda atenção).
-    Ela move devagar e mantém o ponto de aglutinação na nova posição conseguida (coesão). O sonho é o oposto. Move rápido e não o mantém. Daí a dificuldade habitual de se lembrar dos sonhos.
-    As mulheres são naturalmente mais afeitas à espreita que os homens.
-    Ela é regida por 7 princípios (falaremos mais tarde disso)
-    Tem 4 passos de aprendizado: implacabilidade, esperteza, paciência e doçura.
-    Seus resultados práticos são: rir de si mesmo, não se levar a sério, e uma capacidade infinita de improvisação.
-    Sua estratégia mais eficaz tem 6 pontos: controle, disciplina, paciência, oportunidade, vontade e o pequeno tirano.
-    Espreita-se tudo, até as próprias fraquezas, mas o estado da arte é espreitar a si mesmo.
-    A espreita é o enigma do coração; a consciência é o da mente; o intento é o do espírito.
-   É um comportamento secreto, furtivo e enganoso para produzir um choque (em si mesmo).
-    Para espreitar é preciso ter um propósito, ser impecável, sair da auto-importância, banir hábitos e rotinas e praticar a loucura controlada (que é fingir-se imerso na ação, mas sem se identificar, nem ser notado).
-    A recapitulação é o ponto forte dos espreitadores. É uma forma especializada de espreitar as rotinas internas. É passar a vida a limpo revivendo-a.
-    Curiosamente, apesar de ser uma atividade de relação, a espreita é melhor aprendida em consciência intensificada do que na consciência comum, sem o inconveniente da tralha do inventário humano.
-    Ela se liga à energia sexual de forma individual. O sonhador usa a energia sexual para sonhar. O espreitador não.
Como dissemos, é só um voo rasante. Agora a sequência é com você, caso se interesse pelo assunto.

5 comentários:

  1. Ah que interessante
    a Arte da Espreita estar ligada ao coração,
    a Mestria da Consciência ligada á mente,
    e a Mestria do Intento ao espírito.

    Espreita/ ao coração, certamente por causa que lida com relacionamento. Consciência/mente, tem que ter luz na mente para agir.
    Intento/ espírito, já é o próprio poder de realização.
    Legal Luara

    ResponderExcluir
  2. -oi Luiz, seu blog está bárbaro, voce é um excelente narrador e "curador".Asimm como os guaranis voce usa as palavras-alma (Ne"eng).

    ResponderExcluir
  3. Oi Luara
    è isso mesmo. O jeito de tocar o outro é com "il cuore"
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Hêê nega mais sabida das coisas, parece até antropóloga...
    Brigado. É bom ouvir isso porque eu sei que estou escrevendo com o coração. É o maior tesão. O próximo passo é escrever como um bruxo. Aí vai ser a glória...
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Amigo, eu me interesso pelo assunto, e eu quero o caminho. Mostra-me? E deixa-me caminhar depois.

    Vou deixar meu email:
    rodrigo0987@gmail.com

    Espero a oportunidade na qual você irá ler essa mensagem, para quem sabe me indicar o link, livro, vídeo, ou seja lá o que for, para que este aprendiz de si mesmo aqui, possa tomar mais consciência sobre esse assunto.

    OBRIGADO, "AGUARDAMOS" RESPOSTA
    - EMAIL - ACIMA -

    ResponderExcluir