terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Poder Pessoal

São Francisco de Assis

O poder pessoal é um enigma. É um dos temas mais ocultos e evasivos da busca interior, contrariando as aparências, expectativas e conceitos prévios que as pessoas comuns têm a seu respeito.
Ao mesmo tempo em que é declarado como uma das coisas mais importantes a ser buscada no ensinamento, as citações a respeito de sua definição envolvem a sua essência em mistério, a partir do fato de que é necessário ter poder pessoal para compreender a própria definição de poder pessoal.

Para se compreender o cerne da questão as tradições explicam que  há uma evidência clara de que o poder pessoal depende do exercício constante e disciplinado de uma outra prática definida como impecabilidade, que por sua vez não tem exatamente a mesma conotação do termo usado na linguagem do homem comum, culturalmente baseada no conceito de pecado.
Impecabilidade é o uso correto e otimizado da energia. Eu uso mal a energia quando me identifico, quando ajo com pressa, quando não relaxo, quando julgo, quando falo mal, quando invejo, me exibo, em resumo quando me deixo levar por um dos chamados 7 pecados. Como vocês vêem, não é simples, mas ao mesmo tempo é muito instigante navegar nesse mar aprendendo a usar a bússola, sextante, instrumentos... Poder e impecabilidade andam de mãos dadas. A impecabilidade gera o poder pessoal. Mesmo que o buscador esteja cristalizando a sua estrutura interior em cima de um centro só (físico, emocional ou mental) como acontece com muitos faquires, monges e yogins, ou então cristalizando seus corpos equivocadamente pela persistência em aplicar a sua energia interior em um viés pessoal, como o orgulho por exemplo, ele gera concretamente um poder pessoal. Equivocado, mas gera. Se quisermos exemplos desse último caso é só ver a maioria dos dirigentes, mandatários e stars atuais e históricos da mídia. Hitler é um bom exemplo. A Consciência Universal não tem um controle sobre o livre arbítrio do ser humano. A persistência conduzida equivocadamente pelos apegos produz só coisa ruim, e pior, tudo o que nasce quer sobreviver, seja o que for, um vírus, uma organização, um ser humano, um desejo ruim... É uma lei alquímica universal. É disso que trata entre outras coisas a carta XV do Tarot - O Diabo.

O poder pessoal precisa ter o seu significado compreendido  a partir da experiência comum compartilhada do grupo de aprendizes, apesar da componente necessária de compreensão individual. Tem algo que eu compreendo sozinho, tem algo que eu compreendo só em grupo, a partir da linguagem comum calcada na experiência. Gurdjieff colocava a linguagem comum como condição sine qua non do conhecimento. Essa é a razão da prática de depoimentos no caminho gurdjieffiano, cada um fala em grupo sobre a sua experiência individual diária proposta, e todos se reconhecem na experiência de quem faz o depoimento. Isso é que gera a linguagem comum, peça básica da compreensão..
 A outra unidade de significado estreitamente ligada ao poder pessoal é a Vontade, que da mesma forma não tem a conotação comum a ela atribuída pela linguagem corriqueira ou mesmo psicológica.
Essa Vontade, de que os xamãs falam aos aprendizes, parece guardar com a região do centro do corpo (o umbigo, o hara, o centro motor), a mesma relação que a emoção guarda com o centro emocional (plexo solar) ou que o pensamento guarda com o cérebro (centro mental). Mais do que isso, a Vontade é definida como um dardo com uma materialidade e força ligadas ao corpo energético do homem de busca, e que pode ser lançada com um propósito de ação. Vontade e poder tem tudo a ver...

 O poder pessoal deve ser armazenado, pois tudo na vida do buscador depende dele, mas diferentemente dos aprendizados comuns, como o intelectual, por exemplo, não se dá através da compreensão intelectual, mas através da ação, essa tingida fortemente por uma intuição. A ação do aprendiz, orientada pelo instrutor, confia e se lança, abandonando as concepções cristalizadas pela socialização e se movimentando num mundo de experiências não usuais e sempre surpreendentes. A leitura das obras do xamanismo e particularmente a tolteca de Castaneda mostra isso lindamente.
E não podemos esquecer de que, apesar de o poder pessoal ser uma das coisas importantes do ensinamento, ele é um dos 4 inimigos naturais do buscador do Si Mesmo, lembram-se? Medo, Clareza, Poder e Velhice.
E mais, se você se despir do apego de tudo através do contato com a sua Morte, vai tocar a Liberdade Total e alcançar um poder interior indescritível. Quem já morreu interiormente não teme nada. Está em contato com a essência do verdadeiro Poder. São Francisco de Assis foi assim. Pobre, simples e inocente desafiou a igreja arrogante e suntuosa da época apoiado na humildade, e fundou uma ordem atuante até hoje. Isso é poder pessoal.
Resumindo, os conceitos-chaves do poder pessoal são Impecabilidade, que gera Poder Pessoal, que se acumula, e é exercido através da Vontade.

Através do poder pessoal acumulado a duras penas, o guerreiro pode então se tornar um Homem de Conhecimento. Muito trabalho? É isso mesmo...muito trabalho.
Mas você queria se transformar num ser de conhecimento só vendo os programas do Discovery? Tem muito o que trabalhar sim, amici...

6 comentários:

  1. Depois de ler e reler e rereler este texto, ele bateu...
    Minha atenção não conseguia se concentrar.
    É um texto que exige mais atenção do que os outros.
    Mas a hora que entrou, foi uma lavada.
    É um tema difícil de expor destrinchado com clareza e simplicidade para todo mundo pegar como está aqui. É só se concentrar. Pra mim foi uma viagem porque foi abrindo
    um caminho já meio abandonado e tomado pelo mato. Eu entendi que Impecabilidade é concentrar a atenção. E poder pessoal é ter energia.
    Então quando ajo com pressa, fico tensa, julgo os demais, tenho ciúme, falo mal dos outros, tenho inveja, quero me exibir, aí a atenção está dispersa, vagando no mundo e eu sofrendo, perdendo a energia. Mas quando concentra a atenção em um ponto a energia se reúne aí e logo, se acumula. E tendo energia já tenho poder, aí entra a vontade que é a flecha do poder de realizações. Então é um mecanismo. A pessoa pode ser de boa ou má índole ela terá poder pessoal e realizará seus propósitos se seguir esse mecanismo. iii viajei... não seis e me expliquei suficiente.. mas pra mim valeu muito ver isso da impecabilidade, porque muitas vezes não sei porque errei o ponto das coisas.
    Aaaahhh... pfuu.. valeu Pretoooooo

    ResponderExcluir
  2. querido amigo,

    você sabe me dizer algo do processo onde o ser humano consegue "cortar" o cordão umbilical com a mãe (familia) do plano terrestre e com isso conseguir se desconectar das influencias inconscientes que nascemos e herdamos dos pais?

    voçe sabe de passar alguma orientação sobre o assunto ou onde posso ler algo?

    Ale

    ResponderExcluir
  3. Chama-se Recapitulação e está na obra do Castaneda. Aliás serve para todas as relações que nos aprisionam. Mas não é fácil. Exige paciência e dedicação. Se você tiver dificuldades, mande um email que eu mando todo o material pra você, companheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arnaldo, adorei seu texto, imprimi e sempre releio me ajuda muito, gostaria de receber o material sobre recapitulação que você está disponibilizando. Meu e-mail é wagnerrosa10@hotmail.com
      Agradeço antecipadamente.
      Abraço

      Excluir
  4. oi!

    que bom que houve uma resposta!

    meu email é suazic@gmail.com, gostaria de receber o material sim, estou estudando profundamente o assunto para resolver umas quesões pessoais.


    obrigada!
    Ale

    ResponderExcluir
  5. Pode me passar o material de recapitulação também? Meu-mail: mgabizita@gmail.com

    Agradeço profundamente.

    ResponderExcluir